RESUMO - Multimodalidade, gênero textual e leitura.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
MESTRADO
PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – MPED
LETRAMENTO
E PRÁTICA DOCENTE – Prof.ª Dr.ª OBDÁLIA FERRAZ
Multimodalidade,
gênero textual e leitura
Barreto, Marta Pastor
da Silva[1]
Resumo: Os pensamentos e interações humanas
se moldam em gêneros textuais, que são diversos e infinitos. Dessa forma, a
escola deve explorar essa diversidade através da combinação de recursos
semióticos e assim desenvolver implicações neuropsicológicas dos estudantes,
utilizando, equilibradamente, a capacidade verbal e visual de processamento de
informações. Vive-se em uma era em que a necessidade de ler e escrever se intensifica,
principalmente, por causa das tecnologias digitais. Esse fato exige que se
reorganizem os hábitos mentais de prática de leitura para lidar com a
multimodalidade presente nas interações humanas. Neste contexto, os gêneros
escritos envolvem mais de um modo semiótico que, no sistema linguístico,
provoca convenções capazes de produzir indícios de identificação dos gêneros
através de um reconhecimento psicossocial. Os professores devem estar atentos
para esse fenômeno da multimodalidade como sendo um traço constitutivo dos
gêneros textuais e um recurso metodológico para uma aprendizagem mais
eficiente, compreendendo o gênero também como ação social. A partir da Teoria
Cognitiva da Aprendizagem Multimodal (TCAM) professores talvez possam melhor selecionar seu material de aula e
associar palavras e imagens para os estudantes aprenderem mais rápido,
utilizando mais profundamente a capacidade humana visuoverbal de processamento
de informação, já que a relação ensinar-aprender implica uma tarefa árdua que é
a de promover o desenvolvimento do outro. O professor necessita despertar nos
estudantes o olhar ara a diversidade de
propósitos e os efeitos de sentidos originários da produção de um texto com
variados recursos semióticos. Assim a relação do leitor-aprendiz e do
professor-autor com a escrita tem exigido um repensar metodológico capaz de
levar os envolvidos a ter consciência do que se está provocando nas funções
neuropsicológicas dos estudantes.
Palavras-chave: Multimodalidade. Recursos semióticos.Gêneros Textuais.
Referência:
VASCONCELOS, L. J;
DIONÍSIO, A. Multimodalidade, gênero textual e leitura. BUNZEN, Clecio;
MENDONÇA, Márcia. Múltiplas Linguagens
para o Ensino Médio. São Paulo: Editora Parábola, 2013. p.19-42.
[1] Licenciada em Letras pela
Universidade do Estado da Bahia, mestranda do Programa Mestrado Profissional em
Educação e Diversidade – MPED, UNEB - Campus XIV.
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