RESUMO - Multimodalidade, gênero textual e leitura.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – MPED
LETRAMENTO E PRÁTICA DOCENTE – Prof.ª Dr.ª OBDÁLIA FERRAZ



Multimodalidade, gênero textual e leitura

Barreto, Marta Pastor da Silva[1]

Resumo: Os pensamentos e interações humanas se moldam em gêneros textuais, que são diversos e infinitos. Dessa forma, a escola deve explorar essa diversidade através da combinação de recursos semióticos e assim desenvolver implicações neuropsicológicas dos estudantes, utilizando, equilibradamente, a capacidade verbal e visual de processamento de informações. Vive-se em uma era em que a necessidade de ler e escrever se intensifica, principalmente, por causa das tecnologias digitais. Esse fato exige que se reorganizem os hábitos mentais de prática de leitura para lidar com a multimodalidade presente nas interações humanas. Neste contexto, os gêneros escritos envolvem mais de um modo semiótico que, no sistema linguístico, provoca convenções capazes de produzir indícios de identificação dos gêneros através de um reconhecimento psicossocial. Os professores devem estar atentos para esse fenômeno da multimodalidade como sendo um traço constitutivo dos gêneros textuais e um recurso metodológico para uma aprendizagem mais eficiente, compreendendo o gênero também como ação social. A partir da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimodal (TCAM) professores talvez possam  melhor selecionar seu material de aula e associar palavras e imagens para os estudantes aprenderem mais rápido, utilizando mais profundamente a capacidade humana visuoverbal de processamento de informação, já que a relação ensinar-aprender implica uma tarefa árdua que é a de promover o desenvolvimento do outro. O professor necessita despertar nos estudantes  o olhar ara a diversidade de propósitos e os efeitos de sentidos originários da produção de um texto com variados recursos semióticos. Assim a relação do leitor-aprendiz e do professor-autor com a escrita tem exigido um repensar metodológico capaz de levar os envolvidos a ter consciência do que se está provocando nas funções neuropsicológicas dos estudantes.

Palavras-chave: Multimodalidade. Recursos semióticos.Gêneros Textuais.

Referência:

VASCONCELOS, L. J; DIONÍSIO, A. Multimodalidade, gênero textual e leitura. BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. Múltiplas Linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Editora Parábola, 2013. p.19-42.






[1] Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, mestranda do Programa Mestrado Profissional em Educação e Diversidade – MPED, UNEB - Campus XIV. 

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